Oncotrat

Veja também

A Clínica

A Sala Limpa

ONCOTRAT "CLEAN"

A Clínica Oncotrat Oncologia Médica vem inovando a cada dia em tecnologia. Suas instalações contam com que há de mais moderno no mercado hospitalar.

A clínica cumpre as normas da vigilância sanitária, seguindo as legislações que norteiam as atividades de um Serviço de Terapia Antineoplásica (STA).

Com o objetivo de atender as normas e proporcionar maior segurança e qualidade para os pacientes, a clínica dispõem de uma Central de Manipulação (CM) que engloba um setor de manipulação de medicamentos e um setor de administração de quimioterapia.

A área de manipulação é composta por vestiário, área de higienização de material, expurgo, área de manipulação e controle de qualidade. Chamamos esse complexo estrutural de “ÁREA LIMPA”.

Uma área limpa é um local no qual a concentração de elementos contaminantes em suspensão no ar é permanentemente controlada e monitorada, onde se consegue quantificar e mensurar o tamanho das partículas em suspensão. Isso pode ser realizado com a existência de fluxo de ar (capela de fluxo laminar) e filtros absolutos de alta eficiência (HEPA), cuja eficiência é de 99,93%.

As salas limpas são classificadas pela pureza de seu ar. O número de partículas igual ou maior que 0,5 mm é medida em um pé cúbico e esta contagem é usada para classificar a sala.

Hoje a Clínica Oncotrat manipula os seus medicamentos em ambiente classe 100, ou seja, em uma sala que contém uma capela de fluxo laminar classe II tipo B-2, que proporciona local livre de partículas (> 0,5microns) e bactérias.

Para que um ambiente seja classificado como Sala Limpa de manipulação de medicamentos oncológicos, deve obedecer de maneira rigorosa alguns requisitos, como:

  • Pressão negativa: evita a saída do ar da sala de manipulação para áreas adjacentes.
  • Filtros absolutos ou HEPA: para todas as classes de Salas Limpas, a qualidade dos filtros absolutos, também chamados de HEPA, é de suma importância. Também são filtros de alta eficiência – filtros com cerca de 99,97% de remoção de partículas de 0,5 microns (HEPA).
  • Superfícies lisas: todas as superfícies no interior da sala limpa, como pisos, paredes, tetos, portas, visores, móveis e equipamentos, devem ser construídos de maneira a apresentar aspecto liso, sem reentrâncias e espaços mortos. Os materiais devem ser laváveis e não podem liberar partículas para o fluxo de ar.

Uma área classificada proporciona maior confiabilidade no resultado da atividade desenvolvida.

A Clínica Oncotrat adotou este conceito de “Sala Limpa” com o objetivo proporcionar aos pacientes maior segurança e qualidade nos medicamentos manipulados, mantendo a nossa permanente preocupação com a qualidade de nossos serviços e a satisfação de nossos pacientes.

Fotos

Telefone / Fax
2274 1678 / 2274 1744
Marigo Design